segunda-feira, 28 de julho de 2014

SOBRE O CORTE DAS ÁRVORES


O corte das árvores no pátio da Escola São Rafael é uma medida de segurança preventiva.
A cada vento um pouco mais forte ocorria a quebra de galhos das árvores. No dia 10 de fevereiro deste ano aconteceu o fato mais grave, o que levou muitos pais a  ficarem apreensivos e passaram a abordar a direção da escola sobre o que seria feito a respeito. Naquela data, várias árvores foram derrubadas pelo  vento sobre  a rede elétrica de alta tensão na rua Dr. Montaury, exatamente sobre o local onde os alunos aguardam os ônibus do transporte escolar. A queda ocorreu por volta das 17h30 minutos, ou seja, no horário de saída da escola. Naquele dia, uma árvore de grande porte caiu a dois metros de onde estava o recepcionista da escola. A partir do início do ano letivo, a pedido de pais de alunos da nossa escola, o tema foi tratado em assembleia de pais e em reuniões de Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres. Sempre que o tema foi abordado, as manifestações foram pelo corte das árvores em nome da segurança.
Outro fato que forçou a direção da escola a dar esse desfecho ao assunto foi o recebimento de um auto de infração entregue pelo Corpo de Bombeiros devido a inclinação do muro da escola nas partes norte e leste. O auto de infração aponta as árvores próximas ao muro como provável causa da inclinação. Inclusive, devido a essa inclinação do muro, o estado está sendo acionado pela justiça.
O auto de infração foi comunicado e encaminhado à mantenedora da escola, a Coordenadoria Regional de Educação que, através do seu Departamento Jurídico orientou a tomada de procedimentos junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Assim, a escola realizou os procedimentos determinados pela secretaria municipal e no início de julho recebeu o alvará florestal, ou seja, a autorização para o corte.
O próximo passo, como determina o alvará, será o plantio de novas árvores no local, o que será feito através de um projeto de paisagismo e a ideia inclui uma passarela para proteção da chuva desde o portão até a entrada do prédio.
Nós entendemos algumas manifestações contrárias ao corte das árvores. E devido a essas manifestações para nós seria muito mais fácil e cômodo deixar as árvores onde estavam, evitando trabalho (inclusive agora nas férias). Ressaltamos, porém, que a equipe gestora da escola São Rafael tem a responsabilidade pela segurança de todos os que estudam e trabalham nesse local. Tivemos sorte no mês de fevereiro quando árvores caíram e ninguém se machucou. E como não somos partidários da política de agir somente depois que as tragédias acontecem, é que tomamos as medidas, todas legais, numa política de prevenção.
 Direção EEEM São Rafael

Um comentário: