segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SALÃO POÉTICO E FESTIVAL DA POESIA

A Comunidade de Flores da Cunha foi brindada nos dias 13 e 14 de novembro com as apresentações de poesia dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola São Rafael. Confira alguns momentos das apresentações:
Turma 302
Turma 306
Brenda - Turma 204
Raíssa - turma 204
2º ano
8º ano

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LICITAÇÃO - EDITAL DE ABERTURA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO RAFAEL
RUA  MARIA DAL CONTE, N° 2909, CEP 95270-000
FLORES DA CUNHA – RS FONE (54) 3292- 1890

LICITAÇÃO
EDITAL DE ABERTURA
EXPEDIENTE N° 092315-19.00/13-9

A Comissão Permanente de Licitação da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael torna público para conhecimento dos interessados o Convite n° 02/2014 para obras e serviços referentes à recuperação do muro de pedras basálticas das divisas norte e leste com o passeio público da E.E.E. Médio São Rafael, conforme dados técnicos fornecidos pela 4ª CROP/SOP, considerando o disposto no inciso III do artigo 22 da Lei Federal n° 8.666/93.

O convite estabelecendo as condições e demais informações necessárias à participação poderá ser retirado na E.E.E. Médio São Rafael, situada na Rua Dona Maria Dal Conte, n° 2909, Bairro Centro, Flores da Cunha, na 4ª Coordenadoria Regional de Educação – 4ª CRE, situada na Avenida Júlio de Castilhos, n° 4020, Bairro Cinquentenário, Caxias do Sul ou na 4ª Coordenadoria Regional de Obras – 4ª CROP, situada na Rua Augusto Pícoli, n° 1137, Bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul.

A documentação de Habilitação e proposta deverá ser entregue até às 14 horas do dia 04 de dezembro de 2014 na 4ª Coordenadoria Regional de Educação – 4ª CRE, onde será realizada a abertura dos envelopes.

Caxias do Sul, 13 de novembro de 2014
  
Giovana Zorzi Zuppa
______________________________
Presidenta da Comissão de Licitação

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PALESTRA: FAMÍLIA E ESCOLA

Prof.ª Raquel Mesquita


No sábado, dia 25 de outubro, a EEEM São Rafael realizou palestra para pais e professores com o tema Família e Escola. A palestrante foi a professora Raquel Mesquita. A seguir a síntese dos assuntos tratados:

Como a família e a escola podem trabalhar unidas?

Quem pode ser considerado responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do aluno na escola?



ISSO DEPENDERÁ DA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Concepção de infância é o conjunto de ideias que uma determinada sociedade adulta tem de suas crianças, como aprendem e como precisam ser educadas. As concepções de infância e de adolescência foram se transformando ao longo do tempo; algumas se extinguiram, outras continuam até os dias atuais sob diferentes formas, outras ainda foram agregadas mediante avanços da filosofia, educação, ciência e tecnologia.

A família é a referência fundamental para a criança.

O aprendizado e o desenvolvimento começam bem antes da educação formal.

Bossa (1998, p.111) ressalta que “mais do que responsáveis pela qualidade de vida, os pais são construtores do aparelho psíquico dos seus filhos”.

É fundamental  para o desenvolvimento posterior do aluno, de sua aprendizagem escolar e do seu desenvolvimento social, os sentimentos que os pais nutrem por ele durante os anos anteriores à escola.


- É sabido que pais que acompanham os estudos do filho propiciam que ele melhore seu rendimento em 80%;

-  Alunos que rendem bem na escola são motivados a aprender mais;

- É muito difícil estimular alunos desmotivados.

- Os filhos acreditam que pais que não os acompanham nas suas tarefas não se interessam por elas.

            - Filhos confundem-se com suas tarefas.



A família transmite valores intangíveis como: ética, respeito aos mais velhos, gratidão, honestidade, verdade...

Poderá acontecer que os comportamentos adquiridos pelos adultos sejam imitados e incorporados pelas crianças. E estas experiências se reproduzirão na sociedade como: falta de valores, linguagens, controle ou não da impulsividade, violência, preconceitos, etc.

É na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem imitados (modelos de identificação) conforme o desenvolvimento maturativo da criança.



Se na relação com os pais ou educadores não houver uma hierarquia, ou seja, uma diferenciação de funções que consolida os pais ou o educador numa posição de autoridade, a criança e o adolescente ficam desorientados  e inseguros. É fundamental que a criança e o jovem vejam o adulto cuidador como alguém que pode com ela.



Hoje, os pais estão delegando à escola a responsabilidade de educar os filhos. E as crianças e jovens acabam sendo órfãos educativos porque a escola não consegue dar conta também desta função.

“Para a escola, os alunos são transeuntes curriculares. Para os pais, os filhos são para sempre”. (Içami Tiba, 2014).



Por que a transição da infância para a adolescência é tão difícil para os pais e para os professores?



Na adolescência: > mudanças comportamentais (amadurecimento hormonal) que desenvolvem a capacidade reprodutiva e a necessidade de se autoafirmar;



De dependentes e incapazes que as crianças são, passam à independência, querendo liberdade total sem condições de assumir suas responsabilidades.



Aos pais e professores cabe ensinar a quem não quer aprender com eles, apesar de depender deles.

      Adolescentes não podem ser tratados como crianças, nem como adultos;

     A liberdade tem que ser progressiva conforme sua capacidade de arcar com as consequências do que faz.


       Muitos pais fazem de tudo para poupar os filhos das frustrações (zona de conforto);
      Os pais, professores pensam que os jovens não ligam para as perdas – mas não -, eles não valorizam a perda: largam os estudos, empregos, vínculos afetivos, etc. como se nada fosse importante.

      Tudo se deleta e logo estão em outra.

      As frustrações ocorrem quando se valoriza a perda.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

TURMA 304 E O 2º LUGAR NO AGITOUCH

Nesta terça-feira, 14 de outubro, representantes da FSG - Faculdade da Serra Gaúcha, estiveram na escola entregando a premiação de 2º lugar do Agitouch para a turma 304. Foi entregue à turma um cheque no valor de R$ 2.500,00, que serão usados no evento de conclusão do Ensino Médio, e um notebook para a escola, que será usado por professores e alunos, em atividades nas salas de aula.
turma 304 recebendo a premiação

JERGS 2014

A equipe de alunos da EEEM São Rafael venceu a etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul na modalidade futebol juvenil masculino. No próximo dia 23, os alunos representarão a escola na fase interregional, em jogos na cidade de Bento Gonçalves.
a equipe recebendo o reconhecimento na escola

terça-feira, 30 de setembro de 2014

1º PRÊMIO DA MOSTRASEG É DE ALUNAS DA EEEM SÃO RAFAEL

As alunas Júlia Pedroso Mascarello e Eduarda Longhi, orientadas pela professora Fabiane Mascarello, conquistaram o 1º prêmio na categoria Ensino Médio, da Mostraseg 2014, com a pesquisa "Utilização de nanopartículas de prata no tratamento microbiológico de efluentes industriais". As alunas Gabriela Sandri Bordin e Marina Stuani Dosso receberam menção honrosa em Metodologia da Pesquisa no trabalho sobre "Controle Alternativo do Mofo Cinzento com Extrato de Plantas". A Mostraseg, organizada pela UCS - Universidade de Caxias do Sul, conta com a participação de escolas públicas e particulares da região da Serra Gaúcha.
Júlia e Eduarda com a profª Fabiane na premiação

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RESULTADOS DO IDEB



IDEB – RESULTADOS E METAS

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante (Prova Brasil) e nas taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é apresentado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o Brasil tenha nota 6 (seis) em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Abaixo, os resultados da nossa escola:

5º ANO

IDEB OBSERVADO
METAS PROJETADAS
ESCOLA
2005
2007
2009
2011
2013
2007
2009
2011
2013
2015
2017
EEEM SÃO RAFAEL

5.7

5.1

6.2

6.5

6.6

5.7

6.0

6.3

6.6

6.8

7.00

8ª SÉRIE

IDEB OBSERVADO
METAS PROJETADAS
ESCOLA
2005
2007
2009
2011
2013
2007
2009
2011
2013
2015
2017
EEEM SÃO RAFAEL

5.3

4.6

4.7
MENOS DE 25 ALUNOS

5.9

5.3

5.4

5.7

6.0

6.3

6.5

Os resultados do Ideb das escolas, dos municípios e dos estados podem ser conferidos no seguinte endereço: http://ideb.inep.gov.br/resultado/